O Evangelho Conveniente

29/08/2015   ||   Mensagens  ||  12 comentários



Atos 24.24-25
  (NVI)
24 Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar a Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus. 25 Quando Paulo porém se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando eu achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

Há um Evangelho que vem sendo bastante aderido nos dias atuais, mas que não é bíblico e ainda mais… é contraditório ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo.

E através deste estudo eu quero trazer um alerta pra nós a respeito deste falso evangelho, O EVANGELHO CONVENIENTE !!

EVANGELHO:  é a Boa Notícia / Boa mensagem do reino de Deus através de Jesus Cristo.

CONVENIENTE:  É aquilo que atende ao gosto, às necessidades, ao bem-estar de um indivíduo.
(Por exemplo: As lojas, fast-foods e academias 24 horas. Elas estão abertas sempre que o indivíduo precisar. E quando não precisa, ele não passa por lá.)

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que agrada o indivíduo, é um evangelho light / leve (que não pega pesado), é um evangelho que atende a todas as necessidades pessoais e beneficia o EU: “Buscai em primeiro lugar o meu reino, a minha justiça e todas as demais coisas me serão dadas” ….

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho de uma interpretação muito errada acerca da Graça de Deus, onde se acha que Graça é o indivíduo não precisar fazer nada, que Deus vai fazer tudo ou já fez tudo por ele! Ou seja, não é preciso deixar o mundo, não é preciso ler a bíblia, não é preciso orar, não é preciso jejuar, não é preciso estar em comunhão com os irmãos.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que leva as pessoas a viverem uma tranquildade, conforto, sossego e felicidade acima de tudo, de forma que se os mandamentos de Jesus não se encaixam, elas os ignoram.

Esse texto de Atos 24.24-25 me chamou muito a atenção durante a minha leitura bíblica e o Espírito Santo me levou a refletir sobre o quanto a atitude do governador Felix com relação ao Evangelho de Jesus é tão presente também nos nossos dias e no nosso meio.

As pessoas hoje em dia estão querendo viver apenas a parte boa do evangelho e estão dizendo “Basta!  para a parte que é “ruim”. Elas não aceitam a caminhada de Cristo, fazem a opção de somente segui-Lo naquilo que lhes é conveniente (como se existisse essa opção). E é exatamente por isso que parece que a entrada de Cristo na vida dessas pessoas não mudou em nada a vida delas.

A mensagem que temos recebido da parte de Jesus, do verdadeiro Evangelho de Cristo, nos trasforma não apenas no que nos é conveniente, mas EM TUDO !

2 Coríntios 5.17  (JFA)
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que TUDO se fez novo

Todo aquele que aceita a caminhada de Cristo passa por uma transformação total / completa!

TRANSFORMAÇÃO:  alteração de um estado / de um sistema …
A transformação das velhas coisas que ficam para trás em o tudo novo que se faz não é algo fácil / tranquilo não!  E em muitos momentos também não é nada prazeroso pra nós!

Pensa comigo… Quanto mais terrível for a doença que você chegar com ela no hospital, mais agressão vai acontecer pra que os médicos possam arrancar essa doença de você. Não é assim?

No Evangelho de Jesus, nós somos descontruídos / despedaçados; para que Ele possa nos construir da maneira certa!

Oseias 6.1  (NVI)
1 “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.”

Hebreus 12.6-8  (JFA)
6 porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.  7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija?  8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que prega que Deus é bonzinho, parça, Best Frieds Forever….  (Ele cobre a minha, e eu cubro a dele).

Deus é BOM sim, em todo o tempo; e em todo o tempo Deus é bom! E que privilégio é a gente poder provar da benevolencia de Deus!
Ele é amigo também,… MAS sabe de quem?  Somente daqueles que O obedecem! Em João 15.14 nós vamos ver Jesus dizendo isso: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.”
E acima de tudo, Deus é Pai… Ele não vai ficar passando a mão na cabeça daqueles que estão vivendo uma vida toda errada no pecado! … Olha o que o texto de Hebreus diz: porque que filho há a quem o pai não corrija?

Se você não tem sido disciplinado por Deus, eu no seu lugar ficaria muito preocupada….   Leia denovo o Vs 8 de Hebreus 12.

No Evangelho de Jesus, muitas vezes as respostas dEle para nós são duras e nada gostosas de se ouvir, mas servem para o nosso ensinamento e crescimento.

Vamos ler SÓ ALGUMAS respostas bem gostosas que Jesus deu para os seus discípulos, os religiosos, os seguidores e adeptos DO EVANGELHO CONVENIENTE da sua época e que ecoam para nós até hoje …

Evangelho de Jesus segundo escreveu Mateus 7.3-5  (NVI)
3 “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? 4 Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? 5 Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Mateus 7.21  (NVI)
21 Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Mateus 8.21-22  (NVI)
21 Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. 22 Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”.

*** Olha que palavras mais gostosas que Jesus dizia. Imagina se fosse o líder ou o pastor dizendo essas coisas! … Ai a pessoa muda de célula , sai da igreja,  uns abandonam até a fé em Deus.

Mateus 8.25-26a  (NVI)
25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” 26 Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pouca fé?”

*** Jesus chama seus discípulos, aqueles que andavam com Ele,  de “homens BULES” na cara!!  (homens de pôcafé).

Mateus 9.4  (NVI)
4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seus corações?”

*** Por que você está pensando isso do seu irmão?  Por que você está desejando isso para o seu chefe?  Por que você está pensando em mentir para os seus pais?

Mateus 10.33  (NVI)
33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10.37-38  (NVI)
37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

Mateus 12.30  (NVI)
30 Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha.

Mateus 16.24  (NVI)
24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”

Mateus 17.17  (NVI)
17
Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?”

João 6.60-70  (NVI)
60
Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la?” 61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? 62 Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes! 63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. 64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. 65 E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. 66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. 67 Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir? ” 68 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. 69 Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”. 70 Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!”

*** É na dureza do Evangelho de Jesus, que nos confronta, que o nosso pecado é quebrado.
*** É na dureza do Evangelho de Jesus, que o nosso temperamento difícil (altivo / soberbo / orgulhoso) é domado.
*** É na resposta dura do Evangelho da Verdade que os nossos questionamentos são respondidos.

AMÉM!  Você está entendendo?

Quando Paulo começou a discorrer para o governador Felix sobre as duras palavras do Evangelho de Jesus, ele não aguentou e pulou fora –  “Dura é essa palavra. Quem consegue ouvi-la?” Basta!

*** Não lhe era conveniente,… não lhe agradava,… gerou nele um mal estar — “teve medo”.

Atos 24.25
  (NVI)
25 Quando Paulo porém se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando eu achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

A seguir, vamos ver então sobre os temas do Evangelho de Jesus que Paulo abordou em seu discurso:

1) A Justiça de Deus

Na carta de Paulo aos Romanos ele aborda acerca da Justiça de Deus, e eu fico imaginando que foi algo mais ou menos assim que Paulo falou ao governador Felix quando falou da Justiça de Deus.

Romanos 1.17-32  (NVI)
17
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. 18 Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,  19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;  21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos 23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.  24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. 25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.  26 Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. 27 Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.  28 Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. 29 Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, 30 caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; 31 são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis. 32 Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que não confronta, muito menos condena tais coisas que acabamos de ler. É um evangelho que ignora o motivo pelo qual Jesus morreu naquela cruz e brinca com o justo decreto de Deus.

E qual é o justo decreto de Deus para essas pessoas, mesmo que elas ignorem?
Vs. 32: as pessoas que praticam e aprovam as que praticam tais coisas merecem a morte!

Duras são essas palavras para quem vive O EVANGELHO CONVENIENTE, por isso Felix ordenou que Paulo não lhe falasse mais.

O verdadeiro Evangelho de Jesus nos confronta, nos corrige, nos disciplina, nos quebra…  MAS em contra partida nos garante uma vida restaurada / liberta, e por meio deste NÃO somos entregues aos desejos / injustiças / práticas desse mundo, mas somos guardados por Deus.

2) Domínio Próprio  e  Juizo Vindouro

Quero trazer para vocês uma palavra do próprio Jesus sobre esses dois temas.

Marcos 9.43-48 (NVI)
43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga, 44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. 46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.

O EVANGELHO CONVENIENTE é um evangelho que leva as pessoas a acreditarem que independente de qual for o comportamento ou caráter delas, no final vai dar tudo certo.

Duras são essas palavras para quem vive O EVANGELHO CONVENIENTE, por isso Felix disse ordenou que Paulo não lhe falasse mais.

O verdadeiro Evangelho de Jesus quando entra nos nossos corações, nos obriga a deixar para trás algumas coisas. O verdadeiro Evangelho de Jesus exige que a gente perca alguma coisa.
*** Se não, não há transformação; Se não, o TUDO novo não se faz!

Ou tem que arrancar uma mão, ou um pé, ou um olho, ou uma ganancia, ou uma hipocrisia, ou uma língua grande, ou um passado promíscuo, ou um vício,… Alguma coisa o Evangelho de Jesus vai arrancar de nós!

*** O que é que o Evangelho de Jesus está exigindo que você deixe pra trás hoje pra continuar a caminhada com Jesus?

O verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo é tão nada light e tão nada conveniente que, os Apóstolos que pregaram e disciminaram esse Evangelho, TODOS, com exceção de João que foi igualmente judiado, tiveram mortes bem “tranquilinhas”…   #sóquenão

Filipe foi apedrejado até a morte
Tiago foi morto a pauladas
Marcos foi arrastado até a morte
Barnabé foi queimado
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo
Paulo foi decapitado
André foi crucificado em uma cruz no formato de X
Mateus foi decapitado
Tomé foi morto com uma lança
Lucas foi enforcado
João foi jogado num tacho de azeite fervendo, mas não morreu, então foi exilado/preso na ilha de Patmos

O EVANGELHO CONVENIENTE não é bíblico e nem é a vontade de Deus para as nossas vidas ….

Provérbios 15.25 (NVI)
25 Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando a morte.

*** O EVANGELHO CONVENIENTE conduz pra morte eterna / separação eterna de Deus.

1 João 2.6 (NVI)
6 Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.

*** Só vive o verdadeiro Evangelho de Jesus quem vive COMO Jesus Cristo viveu.

POR FIM… A cruz que O EVANGELHO CONVENIENTE prega pode até parecer mais leve, mais agradável e mais adequada as suas necessidades hoje, mas não será adequeda para a Eternidade. Quero te convidar a assistir esse breve vídeo e então refletir sobre que evangelho você tem vivido.

http://youtu.be/tklKl6zbhx0

Torne-se hoje alguém que segue não O EVANGELHO CONVENIENTE pra você mesmo, mas o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus.

Bia Rocha

facebook twitter

12 comentários

  • Glória a Deus por sua vida Bia, pois tu tens sido uma fonte a jorrar a cada nova postagem.
    Que Deus em Cristo te conceda Graça e torne visível e palpável em sua vida a palavra de Efesios 1:3
    No amor de Cristo, Pastora Andreza.
    Shalom!!!!

    • Olá Pastora, glória a Deus!
      Tudo isso é resultado de uma paixão e de um amor por Ele!
      Amém por seu encorajamento e que da mesma forma o nosso Deus derrame sobre sua vida das Suas bençãos espirituais.
      Deus nos use!
      Um grande abraço.

  • Gostei demais! E que o senhor Jesus te conceda a Graça de postar cada vez mais pregações!

    • Amém Lucas! A Bíblia é uma fonte inesgotável dos ensinos de Deus para nossas vidas.
      Compartilhar das revelações e verdades deste precioso Livro é um privilégio todas as vezes!
      Fica na benção.
      Um abraço.

  • Olá,
    Gostaria de honrar o trabalho de vocês aqui neste espaço.
    Sou de Porciúncula-RJ e trabalho com jovens na Igreja Cristã Casa de Oração.
    Este tem sido um canal precioso para adquirir mensagens edificantes e bem colocadas.
    Desejo que o Senhor os abençoe cada dia mais e que vocês possam ficar sabendo que aqui, longe o trabalho de vocês tem nos abençoado de grande maneira.
    Que Deus nos carregue!
    Abraços.

    • Olá Rudy,
      Somos gratos a Deus por sermos instrumentos em Suas mãos.
      Nosso desejo e oração é que o verdadeiro envagelho de Jesus percorra os quatro cantos dessa terra e vidas sejam reconciliadas com Deus.
      Que o Senhor continue a te usar para isso também!
      Conte conosco.
      Um grande abraço.

  • Bia,escrevi um devocional no face,o evangelho verdadeiro ofende,mas é o que salva. claro q deixei o link como fonte

    • Olá Bruno,
      Isso mesmo, vamos espalhar essa verdade!
      E que começando em nós, possamos inspirar / ser testemunhas para muitos outros.
      Um grande abraço.

  • Graça e paz, louvo ao Senhor pela sua vida, levei esta palavra aos jovens da minha igreja e foi uma bênção, Glória a Deus!

  • Parabéns Bia. Excelente artigo. Deus a abençoe.

  • é a verdade sendo dita de maneira direta, da forma como Jesus Cristo nos ensinou.
    Que Deus continue a te usar com autoridade, sabedoria e ousadia, sempre.
    me ensinou, me instruiu e me advertiu também.

  • muito bom conteúdo,deus a abençoe muito e muito mais!

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais