Não durma na janela – Aprendendo com um tombo

15/10/2009   ||   Mensagens  ||  42 comentários

A queda, morte e ressureição de Êutico nos traz grandes lições. Confira na íntegra uma de nossas pregações da Rede de Jovens.

Texto bíblico: Atos 20.7-12

7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.
8 Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos.
9 Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.
10 Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!”
11 Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora.
12 Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.

O culto de Paulo se estende até meia-noite

Paulo e sua comitiva estavam em mais uma viagem missionária. Eles se encontram na cidade de Trôade.

A viagem é narrada por Lucas, um médico que faz parte da comitiva. Lucas é testemunha ocular de tudo o que está acontecendo.

Era o primeiro dia da semana (domingão) e Paulo partiria logo no dia seguinte. Então ele tinha que aproveitar ao máximo aquele culto para doutrinar a igreja, ministrar e compartilhar tudo o que Deus estava fazendo naqueles dias.

O culto teve hora para começar, mas não tinha hora para terminar. Paulo começou a pregar e seu sermão se estendeu até a meia-noite.  Ele deve ter se empolgado tanto que nem viu a hora passar.

Quero agora que você imagine esta cena:

  • Um salão no terceiro andar, cheio de gente. O texto diz que havia muitas lâmpadas no salão de culto. Na verdade as lâmpadas eram tochas alimentadas a óleo.
  • uma grande janela para que o ar ventilasse e a salão não ficasse todo tomado pelo calor e pela fumaça das tochas.

Nessa altura do culto, o povo já tinha orado, cantado, adorado, e estava ali em um momento de aprender tudo o que o apóstolo Paulo tinha para ensinar.

O jovem Êutico

E é ai que aparece o personagem principal da história, nosso conhecido Êutico, um jovem que decidesentar num lugar super adequado. Onde? No parapeito da janela, do terceiro andar.

Posso imaginar Êutico como um daqueles jovens teimosos que o pastor chama pra sentar mais para frente, mas ele não obedecia e empacava no mesmo lugar.

Não tem jeito, Êutico era jovem, e como todo jovem: dorme. É impressionante, jovem dorme em qualquer lugar, não importa. E olha que tem jovem que gosta de dormir eim! Vai trabalhar, dorme no busão, depois pesca depois do almoço na frente do computador, vai pra aula e dorme na aula, chega em casa dorme assistindo TV, vai orar ou ler a bíblia dorme, acorda, se arruma e dorme de novo. E quanto mais dorme, mais sono tem, impressionante!

Enfim, a cena estava formada.

Paulo pregava… pregava… pregava…. as pessoas se alegravam… havia júbilo na igreja…

Pode ser que Êutico, assim como muitos de nós quando estamos na igreja, se sentia seguro, ouvindo o pregador mais sem olhar para dentro de si como alguém necessitado de algo mais.

Ele ouvia a palavra como se fosse para os outros, ou apenas mais um sermão de domingo.

Começa a distração e o encantamento com o lado de fora

No inicio Êutico provavelmente começou a prestar atenção nas palavras de Paulo, mas como muitos jovens, a paciência dele já havia acabado e com certeza já estava viajando e tudo que se passava do lado de fora da janela começou a chamar a atenção dele.

Ficou olhando e viu o pessoal rangando no McDonalds do Monte das Oliveiras, e ficava pensando: “Onde será que eu vou comer depois que sair daqui?”. Olhava pra umas meninas que falavam e fofocavam sentadas na calçada, e lembrava de sua paquera. Via um povo dançando, bebendo vinho e se divertindo na baladinha que rolava ao ar livre do outro lado da praça central.  Via o garanhão judeu se arrastando pra menininha árabe.

Podemos imaginar Êutico observando as atrações do mundo. Êutico OLHA PARA FORA e sente o impulso da tentação penetrando sua imaginação.

“Poxa, todo mundo curtindo lá fora e eu aqui ouvindo esse culto! O culto acaba sempre as 21h e já são quase 23h, até onde vai isso?”

Bom, nessa altura, Êutico está seduzido e entregue. Está “amarrado” por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos.

Você já se sentiu assim como Êutico? Pensando nas coisas lá de fora?

Você nunca poderá escapar completamente da tentação, mas há o poder de DEUS na sua vida que pode ajudá-lo a vencer suas tentações.

Os Êuticos dos dias de hoje

Muitos Êuticos estão sentados nas igrejas, viajando, conversando, e até impedindo outros que se interessem pelo sermão, pelo alimento.

Vem ao templo, mas pior que sentar na janela, ficam saindo para o lado de fora e não participam do culto.

Se estão no templo, ficam com conversas, julgando, criticando, zuando, com o pensamento longe, no que vão fazer depois, em como resolver o problema amanhã.

Esses Êuticos sempre têm uma justificativa na ponta da língua pra tudo.

Porém, todos nós devemos ter em mente PORQUE estamos na igreja. Por causa do nosso Deus, pelo que Ele é. É nessa hora que precisamos estar de coração inteiro, vivendo intensamente o momento.

Quantas pessoas freqüentam a igreja, mas permanecem “sentadas na janela”. Ali como corpo presente, mas com a cabeça do lado de fora.

O Senhor quer outra postura.

O “sair da janela” implica:

  • em disposição para ouvir a Palavra de Deus;
  • em se comprometer com as coisas “de dentro”;
  • em focar e fazer a vontade de Deus e
  • em parar de dar atenção e se distrair com as coisas do mundo.

Será que você, neste momento da sua vida espiritual, está “sentado na janela”? Pense nisso.

A cochilada e a queda – Sono no lugar errado e na hora errada.

Voltemos para nosso personagem:

Lá estava Êutico, que já tinha perdido o fio da meada da ministração de Paulo, somada a falta de oxigênio na sala por conta das tochas, e os pensamentos gerados por se distrair com as coisas lá de fora, não deu outra,DORMIU, ADORMECEU.

Um sono no lugar errado e na hora errada.

Dormiu no lugar errado e CAIU.

Muitos caem por estarem tomados por um profundo sono. Esse sono ao qual me refiro é o sono espiritual.

  • Sono gerado pelo comodismo;
  • pela mesmice;
  • pela esterilidade;
  • pela precipitação em um relacionamento;
  • pela empolgação pessoal ou profissional.

A morte de Êutico

O sono para ele, naquele momento, foi fatal, ele M-O-R-R-E-U.

Podemos dizer que ele literalmente “morreu de sono”!

Sono e morte guardam alguma relação. Na Bíblia, em muitos momentos, o sono aparece relacionado às trevas, ao pecado, à fuga, ao fracasso e à morte.  “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Efésios 5.14).

Cuidado com o sono da morte! Desperta!

A sua queda causou repercussão imediata na igreja. O culto foi interrompido. Paulo seguiu os outros membros escadaria abaixo para ver o rapaz.

Nesse momento, percebe-se que houve sensibilidade e solidariedade com o garoto. Ninguém quis acusá-lo, ninguém quis levantar suspeitas contra ele, é bem importante observar isso.

O poder da Ressurreição

Paulo inclinou-se sobre Êutico e o abraçou. Houve contato físico, aproximação.

O mesmo devemos fazer quando um irmão nosso passa por dificuldades na vida. Quando alguém na igreja cai (peca) devemos demonstrar empatia, entender a mão, abraçar e perdoar.

Até porque todos nós também podemos cair. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia” (I Co 10.12).

“E, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a vida nele está” (Atos 20:10c).

As palavras de Paulo não significam que o jovem não tinha morrido por causa da queda. Lucas não escreveu que “eles pensaram que ele estava morto”.

O dr. Lucas disse que o jovem estava M-O-R-T-O (v. 9)

As palavras de Paulo significam, sim, que a vida havia voltado ao garoto (v. 12).

Esse milagre é muito impressionante, é bem provável que:

  • os ossos fraturados tiveram que ser emendados,
  • vasos rompidos tiveram que ser consertados,
  • órgãos afetados tiveram que ser regenerados,
  • a pele ralada teve que ser restaurada
  • e o coração teve que voltar a bater!

ÊUTICO MORREU, MAS RESSUSCITOU: Após a sua queda e morte, veio a ressurreição. Não sabemos por quanto tempo permaneceu morto.

Porém, se é verdade que existe, na Bíblia, uma relação entre o sono e a morte, é também verdade que o sono é a fundamental a vida, do descanso, da confiança na presença de Deus, do recomeço e da elevação.

O Senhor concedeu a Êutico uma segunda chance. Ele agora poderia testemunhar o milagre que Cristo havia feito.

Cuidado com a janela e com o sono

Jovem cuidado com a janela, você pode ser seduzido por ela!

A palavra de Deus diz que o diabo é o seu grande inimigo e que ele ronda em sua volta, como um leão faminto, rugindo a procura de alguma vítima para estraçalhar… – TOMA CUIDADO JOVEM! É ele que está do lado de fora da janela tentando te distrair e chamar sua atenção. Aí o cara me vira e diz: “Fica tranqüilo, eu me viro, sei me cuidar, conheço meus limites. Cara, eu sei enfrentar o diabo mesmo estando dentro do inferno. To ligado!”Ha, vai nessa!

Cuidado também com o cochilo, com o sono espiritual. Não se distraia. Olhe para dentro e vá para fora não para ser seduzido, mas para despertar e influenciar aqueles que ainda se encontram mortos.

O símbolo do sono de Êutico

Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo. É o símbolo do jovem cristão que dorme. Dorme profundamente! Dorme na hora errada! Dorme no lugar errado! O resultado deste sono nós já sabemos qual é: é a morte; é cair do terceiro andar e ser levantado morto!

Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo. A Geração Josué nasceu vibrante em nossa Igreja.

  • Mas em um determinado momento alguns de nós jovens adormecemos;
  • Adormecemos o sono de Êutico;
  • Adormecemos o sono da morte.

E parece que ainda hoje existem aqueles que não despertaram desse sono profundo!

  • É o sono do desinteresse! É o sono do descompromisso!
  • É o sono das orações e canções de boca, das danças de corpo e não de coração!
  • É o sono do individualismo! É o sono dos achismos! É o sono dos desanimados!

Nesta noite, o sono de Êutico é para nós um símbolo.

  • Símbolo de um jovem amortecido!
  • Símbolo de um jovem que dorme, e não se incomoda!
  • Símbolo de um jovem que não transforma!
  • Símbolo de um jovem que não revoluciona, que não deixa a sua marca!
  • Símbolo de um jovem que envelhece e não aproveita sua juventude!

Apesar de tudo isso, quero te dar uma boa notícia: há esperança!

A história do jovem Êutico não termina com o seu sono ou com a sua morte, mas termina com ressurreição!

O culto desta noite é um culto de despertamento, de ressurreição!

Se hoje você se encontra como Êutico, distraído com as coisas lá de fora, ocupado com as coisas lá de fora. Se você está hoje em um sono espiritual, prestes a cair. Ou até mesmo morto por conta de uma queda.

Eu quero te dizer que o Senhor, com seu abraço, quer te despertar, quer trazer você de volta a via.

Assim como Deus deu a Êutico uma segunda chance, ele dá a você também. Não perca a segunda chance!

No livro de Lm. 3:22-23 diz: “O grande amor de DEUS nunca termina. A única razão por que não fomos completamente destruídos é a misericórdia do Senhor. A fidelidade de DEUS é grande, o seu amor cuidadoso é sempre novo, a cada dia que passa”.

I Jo.1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados ELE é fiel e justo para os perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

“Senhor, desperta-nos. Queremos sair da janela!”

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Efésios 5, 14) 

Eric Nishimura Princi

Líder da Geração Josué

twitter

42 comentários

  • nossa que pregacao linda perfeita
    verdadeiramente Deus te usa
    agradeco a Deus pela sua vida
    sou lider de jovens se vc puder me envia pregacoes para jovens no meu email.
    Deus te abençoe

    • Excelente texto. Posso usar fragmento de seu texto para uma ministração?

  • Muito boa mensagem. Gostei da sua visão, vou usar parte em um de meus sermões. A paz do Senhor.

  • Boa tarde.

    Quero agradecer por este esboço.
    Vou ministrar uma palavra hoje na reunião
    da rede de jovens da nossa igreja: IIR(igreja internacional
    da renovação) Em Goiania-Goias. E vou ministrar
    em cima deste esboço. Mas, estou crendo que o
    SENHOR vai fazer maravilhas naquele lugar esta noite.
    Hoje é noite de ressurreição!!!!

    • Aleluia! Que o Senhor continue te usando, Marcelo!
      Muito obrigado pelo comentário.
      Que Deus multiplique a Rede de vocês!

  • Muito bom, perfeita e linda palavra. Assim que tiver oportunidade na igreja, vou ministrar essa palavra. DEUS abençoe.

  • Querido
    Eric Nishimura Princi,

    Gostaria de escrever com base em seu esboço. Achei sua linha muito interessante.

    abraço,

    Pr. Claudinei

    • Fique a vontade, Pr. Claudinei! Tenho certeza que será uma benção!
      Muito obrigado pelo comentário!

  • Ótimo discernimento, Posso usar algumas partes em um de meus sermões ?

    • Com certeza Junior! Nosso desejos é que Deus possa te usar através da Palavra! Abraços!

  • É de muita valia este estudo pois leva-nos a refletir sobre as nossas ações perante o Senhor e a sociedade.

  • o senhor e contigo varao faz assim que Deus gosta

  • Amei está palavra inspiradíssima falou muito ao meu coração, Que o Senhor continue te usando mais e mais…

  • Tremenda essa ministração, gostaria de usar na Rede de Jovens da minha igreja, vai impacta-los com certeza…

    Deus abençoe seu ministério…

    • Obrigado Pastora! Conte-nos o testemunho depois! Deus abençoe seu ministério!

  • Excelente estudo!
    Q Deus abençoe!

  • Querido irmão Eric Nishimura, achei muito inteligente a sua colocação a respeito desta passagem…gostaria de usar parte desta mensagem, para uma reunião com os jovens da minha igreja, tudo bem?
    Pastor Marcelino. Deus Abençoe sua vida !!!

  • Aleluia! Pregação linda maravilhosa direcionada sem duvida pelo Espirito Santo de Deus atrvés da vida do irmão que Deus continue abençoando.

  • muito obrigado irmão,que Deus continue abençoando a sua vida e o seu ministério.Maravilhoso este esboço de sermão.Grato!!!!

  • Que Deus continue te usando assim maravilhosamente eu creio na promessa que Des tem de fazer na sua vida.

  • A paz do Senhor amado!

    Tremendo esta mensagem, estarei preparando para os Jovens. Falou muito comigo hoje.

  • Mensagem maravilhosa!
    Estou impactada!
    Que o Senhor continue o abençoando!

  • Muito lindo parabens por deixar Deus te usar vou tomar a liberdade e usar esse esboço em uma pregação hoje em nossa igreja não será somente pra jovens mas vai ser perfeito pra igreja toda sair sono espiritual. Obrigada.

  • Querido irmão Eric, a paz do Senhor Jesus. Foi impactante a interpretação que Deus lhe deu sobre o assunto tão atual em nossas igrejas
    Vou usar sua visão para despertar os jovens de nossa Rede também, e vou lembrá-los de orar por ti para Deus continuar lhe dando interpretações edificantes e positivas a respeito do Reino.

    Fique na paz de Cristo!

  • Nossa que pregação linda e perfeita.
    Deus te usa muito agradeço a Deus pela sua vida.
    Sou líder de jovens, se vc puder, me envia pregações para jovens no meu e-mail. Por favor, querido! Vc pode me ajudar muito com sua mensagens!
    Deus te abençoe

  • Eric Nishimura Princi,
    Paz de Cristo! Estou maravilhado com a revelação que o Senhor te deu em cima desta palavra, certamente vc tem intimidade com o Senhor Jesus! É disso que a Igreja precisa, de homens que tenham intimidade com o Senhor para trazer a revelação de sua palavra. Parabéns e continue firme. Com certeza vou usar essa revelação, posso?

  • Parabéns! Que Deus continue te abençoando.

  • Muito legal!
    Gostaria de usar algumas partes numa mensagem de Domingo…
    Abraços, fiquem com Deus!!!

  • GLORIAS A DEUS PAI QUE O INSPIRA ATRAVES DO ESPIRITO SANTO PARA EXALTAR O NOME DE CRISTO, E TAMBEM NOS ALIMENTAR ESPIRITUALMENTE.

  • Que tremendo essa mensagem! Que Deus continue te usando como instrumento em sua obra. Gostaria muito ministrar essa palavra em uma Rede de Jovens. Por que falou muito comigo. Que Deus venha liberar grandemente uma porção especial em seu ministério. Amém

  • A paz do senhor querido, estou impressionada como você usou esse texto bíblico. Transformou em uma pregação maravilhosa. Obra do espirito santo. Louvo ao senhor pela sua vida e por favor não pare de escrever. Abraços…

  • muito bem explanado legal amei

  • De primeira. Parabéns!

  • Muito importante meu irmão. Que Deus te abençõe sempre. Com esta mensagem poderei usar para um despertamento aos jovens da Igreja que dirijo. Mostrando que ainda ha uma chance para o joven que está de olho nas coisas lá de fora. Amém

  • FUI UM JOVEM ÊUTICO, ALGUM TEMPO ATRÁS ME TROUXE GRANDES CONSEQUÊNCIAS A QUEDA DO TERCEIRO ANDAR ABAIXO, NO QUAL FOI MUITO DIFÍCIL RETORNAR AO CENÁCULO, INFELIZMENTE PASSEI POR CAMINHOS TORTUOSOS, NO CRACK, NA COCAÍNA, NA BEBIDA, ENFIM EM TODAS AS DROGAS, JOGADO COMO UM MENDIGO NAS RUAS, MAS GLÓRIAS AO SENHOR JESUS ELE VEIO E ME CHAMOU PELO NOME E ME ABRAÇOU, CONCEDENDO UMA RESSURREIÇÃO, UMA NOVA HISTÓRIA, NOVA OPORTUNIDADE DE VIDA, QUE SE CHAMA NOVIDADE DE VIDA AO LADO DE CRISTO , HOJE PELA MISERICÓRDIA DO SENHOR ESTOU BEM FIRME NOS PRIMEIROS ACENTOS DA IGREJA LONGE JANELAS, SIMBOLICAMENTE FALANDO, FIRME NAS PROMESSAS DE MEU MESTRE, AMÉM…….AGRADEÇO PELO SERMÃO E QUE DEUS SEJA LOUVADO POR SUA VIDA…

  • Perfeita essa ministração!!! Não sou pastor e nem pregador, mais tenho um desejo muito grande de pregar a palavra de Deus, e hj fui convidado para levar uma mensagem para os jovens da minha igreja e se o senhor permitir irei falar em cima desse esboço tremendo para honra e gloria do nosso Deus.

  • Glórias ao Senhor, por termos sermos voltados para nossa juventude, de forma tão clara e despojada!
    Ministrarei a célula da faculdade hoje, baseada nesse texto!!

    Deus lhe abençoe!

  • Olá. Sou grata a Deus por sua vida, pois tive a oportunidade de ouvir a voz do Senhor através desta maravilhosa palavra. Que ser usado por Deus seja uma constante em sua vida.Graça e Paz de Deus, irmão!

  • linda mensagem que o Senhor te abençoe mais e mais

  • Achei muito importante tratar dos topicos que você abordou com os jovens. Que a unção do Espirito Santo continue sobre teu ministério e te inspire ainda mais. Glórias para Jesus!

  • Boa noite.
    Muito bom estudo, vou utilizar em nosso culto de jovens.
    Deus abençoe!

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais