Em busca da felicidade

23/02/2014   ||   Mensagens  ||  4 comentários

Já há um tempinho Deus tem falado comigo sobre felicidade, sobre “feliz é aquele”, sobre o segredo de como desfrutar a verdadeira felicidade em minha vida,… e tudo começou um dia quando eu lia o Salmo 1.

Ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano. Em muitos momentos da vida, esse é inclusive o discurso que também declaramos uns aos outros:

  • Na passagem do ano, desejamos um Feliz Ano Novo as pessoas.
  • Quando alguém se casa, desejamos felicidades para o futuro do casal.
  • Se alguém se forma nos estudos, também desejamos votos de felicidades para sua vida profissional.
  • No dia do nosso aniversário, o que mais nos desejam é Felicidades!

A busca da felicidade e da alegria de viver nos mostra, com muita clareza, que o ser humano, de modo geral, é infeliz. Até as pessoas que parecem ter alcançado tudo o que este mundo pode oferecer, muitas vezes, dão provas de sua infelicidade.

Existem muitas coisas que “produzem a felicidade”, e sem muito esforço sei que eu e você podemos listar várias delas!

Considerando o homem como um ser tricotômico: Corpo, Alma e Espírito, podemos montar essa lista obedecendo essas categorias:

  • Que produz felicidade ao meu Corpo: Saúde, vitalidade, força, descanso, prazeres, trabalho, beleza, alimentação, vestes, conforto, satisfação…
  • Que produz felicidade a minha Alma: Carinho, amor, respeito, afeto, paixão, perdão, confiança, dignidade, honra, glória, liberdade, amizades, generosidade, sonhos, realizações,…
  • Que produz felicidade ao meu Espírito: paz interior, fé, direção, clareza, bençãos, repostas, confirmações…

Mas, quando fui estudar e olhar para a Luz da Palavra de Deus, percebi que o ser humano é infeliz porque tem buscando a felicidade nos lugares errados, coisas erradas, pessoas erradas…

“Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes?” Salmos 34:12

A Bíblia está farta de descrições sobre felicidade, mas antes de compartilhar alguns textos bíblicos que li, vejamos o significado da palavra Felicidade e seus derivados:

Significado de Felicidade: felicidade sf (lat felicitate) Estado de quem é feliz. Ventura. Bem-estar, contentamento. Bom resultado, bom êxito. Felicidade eterna: bem-aventurança.

Significado de Feliz: adj. Ditoso, afortunado: homem feliz. Próspero, bem-sucedido: negócio feliz. Contente, alegre, satisfeito: estar feliz. Abençoado, bendito: destino feliz. Bem combinado, lembrado, imaginado: idéia feliz. Favorável: feliz presságio.

Significado de Bem-aventurado: adj. Muito venturoso, muito feliz. Que traz ventura, que favorece.

Para os versículos que quero compartilhar, vou também listá-los obecendo as categorias: Corpo, Alma e Espírito. Minha oração é que a gota do Espírito Santo e o Poder de Deus venham sobre sua vida de forma que, ao ler estas letras, todo o seu ser seja vivificado e que uma alegria tamanha pelo discernimento recebido possa tomar conta da sua vida!

Que produz felicidade ao meu Corpo

Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!” Salmos 84:5

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” Mateus 5:6

“Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele,” Lucas 1:14

“Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.” Apocalipse 16:15

“Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!” Salmos 112:1

“Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.” Salmos 128:2

Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.” Salmos 112:5

“Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: ‘Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus. ’” Lucas 14:15

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber.’” Atos 20:35

“Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.” Provérbios 16:20

Que produz felicidade a minha Alma

“Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!” Salmos 84:12

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!” Salmos 32:1

Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade.” Salmos 41:1

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” Salmos 32:2

“Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!” Provérbios 14:21

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.” Mateus 5:4

Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.” Mateus 5:5

Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” Mateus 5:7

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” Mateus 5:8

“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Tiago 1:25

“Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.” Salmos 45:7

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” Salmos 1:1

Que produz felicidade ao meu Espírito

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9

Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,” Salmos 146:5

Como são felizes aqueles que escolhes e trazes a ti, para viverem nos teus átrios! Transbordamos de bênçãos da tua casa, do teu santo templo!” Salmos 65:4

“Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos!” Provérbios 8:32

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento,” Provérbios 3:13

Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.” Provérbios 28:14

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12

Conclusão

Pra concluir, quero falar um pouco sobre a Bíblia, afinal foi neste livro que encontrei a resposta para a minha busca da felicidade!

Saiba que a Bíblia é um livro especial, “soprado por Deus para dentro dos homens” (inspirado)! E TODA ela é ÚTIL para nos ensinar, repreender, corrigir e ensinar na justiça!

  • Ensinar- nos mostrar alguma coisa que ainda não sabemos
  • Repreender- nos falar do que está errado, onde estamos errando
  • Corrigir- nos conduzir a fazer da maneira certa
  • Ensinar na justiça- nos educar a não errar mais

Se permita ser feliz / bem-aventurado(a) como Deus deseja que você seja!

Bia Rocha

facebook twitter

4 comentários

  • Deus abençoe, linda mensagem Bia. Beijo beijo beijo… ^^

    • Ferzinha, você é essa geração que Deus tem levantado pra mostrar ao mundo um outro sorriso, um outro prazer de viver = JESUS!! Bjo bjo

  • Olá, a paz do Senhor Jesus, tudo bem? Muito bom mesmo! Realmente precisamos estar em Deus, mas infelizmente tem pessoas procurando felicidade em coisas materiais. A nossa felicidade está em Deus através de Jesus Cristo, influenciado pelo Espírito Santo. Sem Ele não somos nada. Amém! Que Deus te abençoe poderosamente irmã.

    • Fala Jeferson!! Nossa geração de uma forma geral tem distorcido a verdadeira felicidade, mas eu creio que Deus tem levantando jovens comprometidos a testemunharem com suas próprias vidas a respeito da felicidade que só encontramos quando temos um verdadeiro encontro com Jesus!
      Um abraço.

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais