Estudos

Texto, contexto e pretexto
Meu professor de exegese na faculdade teológica sempre nos dizia que, para uma boa interpretação de um texto é necessário conhecer seu devido contexto para que a conclusão não sirva apenas de pretexto.

Aliás, a proliferação de pretextos já sobrepuja os contextos pois a exegese que tem o prefixo "ek" no grego e significa "tirar de dentro" está sendo substituída pela "eisegese" que tem o prefixo "eis" e significa "acrescentar algo" ou "colocar entre".

Digo isto pois estava vendo uma reportagem na qual um bandido que fora preso exibia em seu braço uma tatuagem com os dizeres: "Tudo posso naquele que me fortalece". Esta frase é de autoria do Apóstolo Paulo que, escrevendo à igreja em Filipos declara a origem de sua fé. (Filipenses 4:13)

Eis aí a questão da exegese. Será que o marginal sabia a origem do texto? Será que conhecia o que significa o "tudo posso"? Será que sabia de quem o texto falava ao dizer "naquele que me fortalece"?

Muitas pessoas que hoje tem certa intimidade com o texto bíblico ainda estão confundindo seu real significado. Entendem o "tudo posso" como uma frase mágica que nos concede poderes de um super herói! Por consequencia não sabem a quem se refere o "naquele que me fortalece". Novamente estamos diante de um caso no qual o texto fora de contexto está apenas servindo de pretexto.

Vamos ao contexto e veremos no verso anterior onde o apóstolo diz: "Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade".

O texto fora do contexto é uma afirmação triunfalista, um discurso vazio que não passa na prova em momentos de abatimento e necessidade. Normalmente quem faz uso desse texto não pensa em dificuldades!

Na segunda parte, a confiança do referido malfeitor sempre esteve no seu próprio braço (inclusive a tatuagem), na sua força, empunhando armas e subjugando suas vítimas. Aquele que fortalecia o apóstolo com certeza não é o mesmo que fazia o marginal se sentir forte.


Aliás, em outro texto bíblico lemos o seguinte: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que CONFIA NO HOMEM, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! (Jeremias 17:5)

Temos a inclinação de sempre nos cercarmos de pretextos para não andarmos na verdade de Deus!


Os textos estão aí e a escolha é nossa. Contexto ou pretexto? Exegese ou eisegese?

Pense nisso!


Pr. Gilberto Gedaias Alves


PALAVRA DE DEUS

"O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos rugirão da tua presença."
Deuteronômio 28:7

Avisos

Rede de Jovens 2009

Não Perca - Rede de Jovens
Todos os sábados às 19:30h.

CÉlulas

Veja quem está mais perto de você e participe deste momento de aprendizado de Deus.

Pedido de OraÇÃo

Envie seu pedido de oração. Nossa equipe de intercessores estará na brecha por você. "Muito pode por sua eficácia a súplica do justo." Tiago 3:10
Home | Fale Conosco | Definir como página inicial
© 2008 Geração Josué - IBT. Política de Privacidade. Todos os direitos reservados.