Quando confessamos nossa insuficiência, o milagre acontece!

18/02/2015   ||   Devocionais  ||  4 comentários

Quero te convidar a ler os versículos a seguir com atenção, e na sequência vou compartilhar algumas coisas que o Espírito Santo falou comigo sobre essa história e sobre a oração que o rei Josafá fez a Deus ao receber uma notícia muito ruim.

“1 Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.
2 Então informaram a Josafá: “Um exército enorme vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Já está em Hazazom-Tamar, isto é, En-Gedi”.
3 Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.
4 Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.
5 Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo,
6 e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.
7 Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?
8 Eles a têm habitado e nela construíram um santuário em honra do teu nome, dizendo: 9 ‘Se alguma desgraça nos atingir, seja o castigo da espada, seja a peste, seja a fome, nós nos colocaremos em tua presença diante deste templo, pois ele leva o teu nome, e clamaremos a ti em nossa angústia, e tu nos ouvirás e nos salvarás’.
10 Mas agora, aí estão amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, cujos territórios não permitiste que Israel invadisse quando vinha do Egito; por isso os israelitas se desviaram deles e não os destruíram.
11 Vê agora como estão nos retribuindo, ao virem expulsar-nos da terra que nos deste por herança.
12 Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois NÃO TEMOS FORÇA PARA ENFRENTAR esse exército imenso que está nos atacando. NÃO SABEMOS O QUE FAZER, mas os nossos olhos se voltam para ti.” - 2 Crônicas 20.1-12

Estava tudo indo tranquilo no reinado / vida de Josafá, mas de repente uma notícia muito ruim chegou…
Talvez, você também tenha recebido uma notícia muito ruim agora, ou a pouco tempo, ano passado, ou a cinco anos atrás e está sofrendo o efeito dessa notícia na sua vida… Já tentou um monte de coisas, todas as opções possíveis, todos os contatos, fazer da sua maneira, e nada adiantou.

O rei Josafá nos ensina algo precioso com a sua história. Ao receber a notícia tenebrosa (“um exército enorme vem contra ti”), ele fez a seguinte oração: “DEUS, EU NÃO SEI O QUE FAZER com essa crise que se instalou na minha vida, com essa crise que se instalou na minha casa… estava tudo tão tranquilo e de repente uma crise veio… DEUS, EU NÃO SEI O QUE FAZER, mas eu confio Naquele que sabe, eu confio Naquele que opera. Os meus olhos se voltam pra o Senhor! Eu não vou ser dominado pela crise, eu não vou ser dominado pela intimidação, pois eu já decidi confiar no Senhor!”

A oração do rei Josafá tem vários ensinamentos essenciais que quero ressaltar:
- Reconheceu o que Deus já tinha feito no passado; tinha conhecimento de quem Deus era e dos Seus feitos poderosos.
- Reconheceu a soberania de Deus na situação atual; tinha conhecimento que Deus não tinha perdido o controle.
- Entregou a situação a Deus, reconhecendo que só Deus podia salvar à nação.
- Procurou o favor de Deus, já que seu povo era o povo de Deus.
- Elogiou a glória de Deus e se consolou em suas promessas.
- Confessou sua insuficiência e uma dependência completa de Deus para o livramento.

Talvez, tudo o que você precisa fazer hoje, diante dEle, é orar dizendo que você não sabe o que fazer / que você não tem o suficiente para enfrentar essa crise que se instalou na sua vida / na sua casa.

Enquanto estivermos querendo provar / fingir sermos quem nós não somos; fingir que temos enquanto não temos, Deus não agirá. MAS, quando confessamos a nossa insuficiência diante de Deus o milagre acontece!

Bia Rocha

facebook twitter

4 comentários

  • Que o Senhor continue te usando.

    • Olá Sarah,
      Amém! Glória a Deus, pois é Ele quem realiza em nós o Seu querer e efutar! Ele só precisa da nossa entrega!
      Deus te abençoe. Bjao

  • Queria te agradecer por este testemuho porque muitas vezes na minha vida sinto que não vou conseguir e quando por vezes não oro de coração.
    Mas o teu testemunho mexeu comigo nesta hora e espero que DEUS TE ABENCOE

    • Oi Daniela,
      A força que precisamos está em Deus. Quando for difícil orar, mesmo assim ore e saiba que o Espírito Santo também estará intercedendo por você diante do Pai.
      Deus é contigo! Bjo

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais