Por que as pessoas fazem o que fazem?

11/07/2014   ||   Devocionais  ||  Nenhum comentário

Ontem a noite, antes de dormir, estava lendo um livro onde o autor indagava: “Por que as pessoas fazem o que fazem?”

(Exemplos: Por que um filho ainda pequeno, pode ser tão teimoso? Por que seu amigo ficou tão perturbado no meio da conversa? Por que tal pessoa está tão consumida pela depressão ou pelo desespero? Por que um homem arrisca perder sua família por alguns minutos de prazer? Por que você fica irado no trânsito? Por que aquele casal era tão romântico e agora está em pé de guerra? Por que tal pessoa está tão envolvida com a sua carreira? Por que tal pessoa é tão crítica e controladora? Por que tal pessoa fala de maneira tão áspera e grosseira? Por que você tem medo do que seus amigos irão pensar? e etc.)

A resposta mais simples e bíblica para essa(s) pergunta(s) é por causa do coração! O coração é quem nós somos de verdade, é a nossa essência. Apesar de colocarmos muita ênfase na pessoa exterior, todos nós sabemos que a pessoa verdadeira é a de dentro!

Na Bíblia podemos encontrar diversos versículos que falam do coração (nosso interior), mas na devocional de hoje quero compartilhar um texto bíblico que trás a resposta de Jesus sobre o “Por que as pessoas fazem o que fazem?”

“Porque não há árvore boa que dê mau fruto, nem tampouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos dos espinheiros, nem uvas de ervas daninhas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque a boca fala do que está cheio o coração.” - Lucas 6.43-45

Jesus compara como as pessoas agem com uma árvore. Há uma relação direta e certa entre a raíz de uma árvore e o fruto que produz, e Jesus está nos dizendo que o mesmo é verdadeiro com as pessoas.

Uma árvore produz frutos, e o nosso coração produz comportamentos. Assim como reconhecemos uma árvore pelo fruto que produz, Jesus nos diz que as pessoas são reconhecidas por seus frutos (comportamentos).

Nosso corpo sempre vai (se comportar) para onde nosso coração nos conduzir.

Desta maneira, se o nosso coração é a raíz, não é suficiente alterar os comportamentos (frutos) ou mudar as circunstâncias, é preciso mudar o coração! Como dizemos: “cortar o mal pela raíz”.

Jesus tem todo o poder para te ajudar a mudar radicalmente o seu coração. Faça hoje mesmo essa oração de decisão: “Ó Deus, cria em mim um coração puro. Coloca dentro de mim pensamentos e desejos limpos e sinceros” - Salmos 51.10

Deus te abençoe!

Bia Rocha

facebook twitter

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais