Confie no nome do Senhor

6/02/2015   ||   Devocionais  ||  Nenhum comentário

“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós CONFIAMOS NO NOME DO SENHOR nosso Deus.” - Salmo 20.7

O nome é algo que está sempre associado ao que a pessoa é…, se a pessoa não é boa, o nome também não é.

Um exemplo bíblico: Jezabel – ela foi uma princesa fenícia casada com o rei Acabe de Israel. O significado do seu nome é “Baal exalta” ou “impuro”. Ela foi adoradora dos deuses fenícios, Baal, mas não se limitou só a isso, combateu ao Deus de Israel e perseguiu todos seus seguidores procurando matá-los.

Um exemplo atual: Denis – não vou falar do significado do nome propriamente, mas desde o filme Denis o Pimentinha, este nome ficou associado a um menino que inferniza a vizinhança, com fama de aprontar, bagunçar, tocar o terror.

Lendo o livro dos Salmos esses últimos dias, percebi umas frases que se repetem muito entre os escritores dos salmos, e isso me gerou uma certa curiosidade: “confiamos no nome do Senhor”, “por amor do Teu nome”, “os que conhecem o Teu nome confiam em Ti”. E então, de uma forma muito especial, Deus preparou que ao retornar as aulas do seminário, a primeira matéria desse ano fosse: “A Autoridade do Nome de Jesus”.

Esse Salmo 20 foi escrito pelo rei Davi, um rei que foi escolhido e ungido por Deus para reinar em Israel, um rei que lutou e venceu muitas batalhas em nome de Deus. Ao longo da história, os impérios e os reinos alcançavam grande poder conforme suas conquistas (tomavam os carros de guerra, os cavalos das nações que derrotavam, e quanto mais carros e cavalos, aos olhos humanos, mais poder / força / fama de ser imbatível). Entretanto, Davi sabia que o verdadeiro poder de sua nação não estava em seu armamento / sua capacidade de fogo, a não ser NO NOME DO SENHOR.

No Salmo 23, um salmo muito conhecido de todos nós e também escrito pelo rei Davi, vemos que Davi conhecia muito bem o nome do Senhor, e se pararmos a leitura desse Salmo já nas primeiras 2 palavras, é o suficiente para também conhecermos e confiarmos no nome de Deus: “O SENHOR É…“!

O SENHOR É … o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum,
porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,
unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;
e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”
- Salmo 23

Deus se apresenta na bíblia em outros momentos com o nome de “EU SOU”. Ele é,… sabe o que isso significa? Podemos confiar no Seu nome para todas as coisas! ELE É… pastor, provedor, vida, socorro, cura, vitória, consolo, ânimo, torre forte, luz, segurança, alegria, e tudo o mais… não se limita!! Aleluia!!

Em que/quem você tem colocado a sua confiança? Assegure-se de que sua confiança esteja no nome de Deus, o EU SOU!

Bia Rocha

facebook twitter

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais