Confessando e abandonando pecados

2/03/2015   ||   Devocionais  ||  Nenhum comentário

“Quem esconde os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.”  - Provérbios 28.13

Não há maior tolice do que tentarmos esconder nossos pecados de Deus.

O rei Davi tentou fazer isso, depois que adulterou com Bate-Seba e mandou matar seu marido. Aconteceu com ele exatamente como lemos nesse versículo de provérbios: Seus ossos secaram, suas lágrimas inundaram seu leito e o vigor da sua vida se foi. O caminho para a cura de Davi foi o caminho do arrependimento e da confissão.

Apesar da intensa batalha que travamos contra o pecado, há batalhas (e infelizmente como há!) em que terminamos como perdedores, caídos ao chão, miseráveis pecadores.

O que fazer nesses momentos? Como devemos reagir quando decepcionamos o nosso Deus e entristecemos o nosso Salvador Jesus?

Aqui vão algumas dicas práticas e bíblicas que irão atrair a cura e perdão de Deus para as nossas vidas:

1) Reconheça o mal praticado

As vezes nosso coração fica tão endurecido, que demoramos ou mesmo nos recusamos a reconhecer nossos pecados, então inventamos desculpas:
- “Não roubei, tirei porque estava precisando.”
- “Tudo bem, não disse a verdade, mas foi melhor para o outro.”
- “Aquilo com a namorada não foi imoralidade, foi carinho.”  E por aí vai…

E se somos lerdos em reconhecer pecados externos, que envolvem ação, mais difícil ainda é reconhecer pecados sutís, como:
- Preconceito contra alguém por problema antigo;
- Afastamento progressivo de Deus;
- Inveja disfarçada, etc.

2) Sinta ódio do pecado

Esse tipo de exercício interno ou atitude referente ao pecado é fundamental e deve fazer parte da rotina daqueles que temem a Deus, do contrário o pecado se torna de estimação!
Quanto mais alguém teme a Deus, mais irá sentir ódio do próprio pecado.

3) Se arrependa

Arrependimento é mudar de rumo!
O verdadeiro arrependimento inclui tristeza, contrição, abatimento. Ficamos tão tristes com o que fizemos, que desejamos de todo o coração não fazer mais e mudar de rumo.

4) Confesse

Confesse primeiramente a Deus por ter desobedecido e pecado contra Ele! A confissão é condição para que Deus perdoe os nossos pecados, não há outro caminho para obtermos o perdão de Deus.
Além da confissão a Deus, pode ser que seja necessário também confessar a quem nós ofendemos. Na confissão de pecados uns aos outros acontece cura!

5) Tome providências para não recair

Seja radical para manter a decisão de não recair. Há habitos que precisamos abandonar, juntamente com lugares, companhias, atividades e livros, pois podem nos levar a voltar atrás.
Pratique o bem! A melhor maneira de evitar o mal, é praticar o bem. E não menos importante, ore constantemente pedindo ajuda a Deus.

Que Deus te abençoe!

Bia Rocha

facebook twitter

Deixe um comentário

Venha nos conhecer

Todos os sábados
Horário: 19h30 as 21h30

Endereço:
Rua Luís Paolieri, 346
Próximo ao clube ADPM
Pq São Quirino - Campinas/SP
Como chegar

Confira

Fique por dentro

Fique por dentro de todas novidades, eventos e notícias da Geração Daniel e Josué.
Saiba mais