10 passos de como lidar com as crises
Hoje eu ouvi uma palavra muito Top / edificante, e vou dividir aqui um breve resumo, a quem interessar:
Quer você tenha semeado ou não, você irá passar por crises, pois as crises fazem parte do sistema.
Você alguma vez já se perguntou: por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?
Resposta: É porque as pessoas boas estão no mundo! Jesus inclusive declarou / advertiu: “no mundo tereis aflições”.
Com base no texto de Lucas 5.1-8 o Dr. William Douglas (Juiz Federal) listou 10 passos de como lidar com as crises que passamos na vida:
Lucas 5.1-8
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. 3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. 4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. 6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. 7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. 8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!
1 ) Focar na solução e não no problema. (Jesus focou na solução e não no problema que estava tendo).
2 ) Não desistir das pessoas. (Jesus não desistiu de falar à multidão, mesmo estando sendo comprimido por ela).
3 ) Ser criativo. (Jesus foi criativo com a sua idéia de usar um barco como palanque).
4 ) Focar em quem pode ajudar. (Haviam dois barcos ali, e Jesus escolheu o barco de Pedro, pois sabia que ele podia ajudá-lo).
5 ) Se preparar para fazer denovo. (Pedro não havia pescado nada, mas estava lavando as redes para no dia seguinte tentar novamente).
6 ) Ajudar as pessoas apesar de não estar dando certo para você. (Pedro ajudou Jesus com seu problema, mesmo ele estando em uma crise: não tinha peixe algum pra vender naquele dia, como ficaria sua família?, …).
7 ) Ouvir o mestre. (Pedro era experiennte, mas ouviu o mestre e obteve resultados inesperados).
8 ) Ir mais fundo. (Pedro foi mais fundo, mesmo depois de ter tentado a noite toda e não ter pescado nada).
9 ) Não ser egoísta. (Pedro havia pescado mais do que o suficiente e chamou seus amigos pra repartir da pesca com eles).
*10) Aprender a reconhecer o milagre. (Há crises que passamos, que só um milagre de Deus para nos salvar. O milagre sai do campo da ação humana e entra no campo da fé no poder sobrenatural de Deus!)
*** Créditos: Dr. William Douglas – Juiz Federal (http://williamdouglas.com.br/)
Deus é amor, mesmo nas dificuldades da vida sabemos que temos ele para nos aliviar o peso da cruz
Deus é fiel, mesmo nos momentos mais difíceis ele esta conosco. E isso que nos da segurança na caminhada. Amei o seu argumento sobre a palavra.
Gostei muito desta devocional, irei aplica-lá hoje em minha célula.
Obrigado pela mensagem Dr. William Douglas e Bia Rocha.Deus abençoe